29/02/2012

CARNAVAL 2013

Carnaval 2013
MARACATU KIZOMBA

"Mikaiá"
Loa 2013 - Vai ter festa no mar
Autoria - Leno Fárias 




O maracatu Kizomba em 2013 homenageia "Mikaiá" Nkisi feminino, conhecida como a majestade dos mares, senhora dos oceanos, Mikaia é a Nkisi das águas salgadas, considerada como mãe de todas as Mutuê (cabeça), regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Nkisi das pérolas, é aquela que ampara a cabeça dos bebês no momento de nascimento. Essa força da natureza também tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos. Rege as uniões e todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consanguíneos ou não.
Numa Casa de Santo, Mikaia atua dando sentido ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar, criando raízes e dependência, proporcionando sentimento de irmão para irmão em pessoas que a bem pouco tempo não se conheciam, proporcionando também o sentimento de pai para filho ou de mãe para filho e vice-versa, nos casos de relacionamento dos Tata riá Nkisi (Zelador de Santo) ou Mametu riá Nkisi (Zeladora de Santo) com os Kikala Mukixi (Filhos de Santo).
A necessidade de saber se aquele que amamos estão bem, a dor pela preocupação, é uma regência de Mikaia, que não vai deixar morrer dentro de nós o sentido de amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente ou amigo muito querido. É a preocupação e o desejo de ver aquele que amamos a salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar.
É ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo do seu reino. É ela quem controla as marés, é a praia em ressaca, é a onda do mar, é o maremoto. Protege a vida marinha.

Sua cor é o prata, cristal, cor da água, onde é seu reino.


Loa 2013


Vai ter festa no mar
que kaiaiá mandou
vaiter festa no mar 
o Kizomba azuelô

soube a luz do amanhecer
nasce a vida e o amor
a doçura de um povo 
que com ela caminhou
grande deusa Mikaiá
nos dá tua permissão
do maracatu Kizomba
expressar sua devoção
vai ter festa mar...

Vai ter festa no mar
que kaiaiá mandou
vaiter festa no mar 
o Kizomba azuelô

Balaieiro vem chegando 
para a festa de io io
trás os índios e os guerreiros
todo povo de nagô
na batida do zabumba
tem mandinga tem dendê
a rainha com as flores
pra Kaiaiá receber
vai ter festa no mar... 





Carnaval 2012


Gongobira - Na Mata dos Ancestrais


O maracatu Kizomba em 2012 deu um salto de qualidade, assume seu lugar ao sol de forma grandiosa, sua postura e conduta na avenida e nos ensaios é verdadeiramente impecável, novas cores incrementam toda sua esplendorosa vibração, ganha forma a cada batida no tambor e cada passo criado pelos melhores coreógrafos de Fortaleza, Kizomba hoje é muito mais que uma só palavra, é um grito na escuridão, grito de de toda uma nação, enaltecendo a indignação relacionada ao não cumprimento de direitos e deveres de forma igualitária e justa, direitos como o de poder cultuar livremente e  valorizar a cultura negra tão presente em nossa comida, musica e crença.
As cores de 2012 foi trabalhada em tons azul, verde e branco em acordo com as cores oficiais do maracatu Kizomba que são: azul, branco e dourado. A forma a qual  foi desenvolvida as fantasias contemplava o inkisse Gongobira a qual a loa retrata como "Na mata dos ancestrais" de autoria de Leno Farias. Nessa foto está Vitoria, Elizete e Edsony. 

 Nesta foto acima foi tirada momentos antes de entrar na Avenida Domingos Olímpio visualizamos Elizete como um dos destaques de índia do Kizomba.


Acima já na avenida em postura direcionada de acordo com a coreografia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário