15/01/2014

MARACATU KIZOMBA




CARNAVAL 2014



Zazi


          Nzazi-Loango ou Kambaranguanji é a divindade dos raios e dos trovões. Está associada a Xangô. Sua saudação é:A-ku-Menekene Usoba Nzaji (Nzaze!, Salve o Rei dos Raios – Grande Raio!).
Recebe o título de kilumino, quer dizer, o pai do fogo.
          Kambaranguange usa um machado de duas lâminas, chamado oxé, dado por mukumbe e na mão o xère, que é feito de uma cabaça alongada com pequenos grãos de areia dentro, que ao ser agitada produz um ruído semelhante ao da chuva. Os edun arà (pedras de raio) são colocados numa gamela redonda, em cima do odò, pilão de duas bocas, em seus altares sagrados, usa também uma bolsa de couro, ornado com búzios, que usa a tiracolo, guardando ali suas pedras de fogo, num total de 12, representando seus 12 ministros, que lança na terra durante as batalhas, durante as tempestades e contra seus inimigos nas batalhas. Usa ainda uma coroa ornada em búzios.
          Kambaranguange como todos os reis e chefes de estado, traz consigo os seus conselheiros, os homens que o ajudam a governar e que recebem uma designação de do lado direito e do lado esquerdo.

Divindade da justiça, das pedreiras e do trovão.



LOA CARNAVAL 2014


TEMA: SOU KIZOMBA DE CORAÇÃO



KIZOMBA VEM TRAZENDO EMOÇÃO                                           - CORO -
NO BATUQUE, NA MAGIA, NA CANÇÃO.

VERDADES E MENTIRAS
OURO, PRATA E CARVÃO.
ZAZI Ê
VEM ME DAR A PROTEÇÃO

VERDADES E MENTIRAS
OURO, PRATA E CARVÃO.
ZAZI Ê
VEM ME DAR A PROTEÇÃO

QUEM TENTA SEMPRE ALCANÇA
INQUICE NA LEMBRANÇA
SER NEGRO NÃO ME CANSA
ZAZI Ê
VEM ME DAR A PROTEÇÃO

- CORO –

NO CARTEADO DA CIGANA
A VERDADE NÃO ENGANA
A VITÓRIA É MARCADA
OURO PAUS CONSAGRAÇÃO
ZAZI Ê
VEM ME DAR A PROTEÇÃO

- CORO –

ZAZI DONO DO TROVÃO
BATE NO MEU CORAÇÃO
SOU KIZOMBA SOU NEGÃO
LUTO PRA PRESERVAÇÃO
NÃO DESISTO DA BATALHA
VENCI A ESCRAVIDÃO
ZAZI Ê
VEM ME DAR A PROTEÇÃO.


Autor: Leno Farias





Nenhum comentário:

Postar um comentário